Artigos

A continuidade da luta por Memória, Verdade e Justiça, vai se traduzir nesta seção por artigos que pontuam diversas situações e desdobramentos que o legado da ditadura impôs ao Brasil. Todos os textos são originais da revista impressa – Merlino Presente! – Caderno de Combate pela memória – na edição de 2013.

Polêmicas sobre rupturas e permanências na ditadura

Neste artigo Angela Mendes de Almeida problematiza as nuances e diferenças na narrativa sobre o fim da ditadura militar implantada no Brasil em 1964 e o sentido das permanências de aspectos, métodos e estruturas ditatoriais mantidas no regime inaugurado com a Constituição de 1988, como especial ênfase na área da segurança pública.

Crimes de Maio e a Democracia das Chacinas Desafios Atuais

Mães de Maio


Maio de 2006 é uma chaga que não fecha. E o grupo Mães de Maio tem toda razão em falar de “Democracia das Chacinas”, em que pese o paradoxo. No seu requisitório aqui publicado o grupo elenca toda uma série de fatos que mostram a construção sofisticada de uma impunidade costurada pelas autoridades. “É inaceitável, dizem, que uma crise aguda que resultou em centenas de mortes e ataques nas ruas, dezenas de rebeliões no sistema prisional e a paralisia e amedrontamento da maior metrópole da América do Sul, entre outras importantes cidades, não tenha motivado os governantes do Estado de São Paulo nem de qualquer outra instância a realizarem qualquer procedimento público rigoroso, imparcial, célere e transparente para dar uma resposta unificada à população sobre o que aconteceu realmente, e o que deveria ser feito a respeito.”

Universidade Crítica

Trechos do Manifesto do Movimento Universidade Crítica


Artigo produzido pela corrente "Movimento Universidade Crítica" da UNE (União Nacional dos Estudantes) produzido em 1968, depois da invasão do 30º Congresso pelas forças de repressão.

Arte e cultura na contramão

Para Fernando Kinas, “agora é preciso discutir, quando se fala das relações entre arte, cultura e política – entre tantos outros temas que atestam sem apelação nosso atraso e nossa insuportável desigualdade social (apesar dos ufanismos da ‘sexta economia do mundo’) –, quais são as consequências desta interrupção que o golpe provocou na vida nacional em geral, e na cultura em particular.” Com este plano de trabalho, o autor problematiza toda uma série de questões relativas aos efeitos desta interrupção.