01Fabio-Konder-Comparato

Fábio Konder Comparato

Nunca ouviram falar de torturas?
“Nos países hispano-americanos, a repressão militar nunca foi escondida e eles tiveram o cuidado de pôr a justiça fora disso. Nós, não. Não só o Poder Judiciário continuou a funcionar normalmente, como a Justiça Militar, que em si mesma é hoje uma aberração, teve a sua competência ampliada.(…)”
iracema

D. Iracema Merlino

“Eu não quero dinheiro da União. Não que eu não precise, afinal sou viúva, moro com minha filha, sou dependente. Mas esse eu não quero, desde o princípio eu quis isso: uma retratação moral (…)”
01_regina

Regina Merlino

” O objetivo do processo é o reconhecimento por parte da Justiça da responsabilidade de Ustra na tortura e morte do meu irmão. Estou movendo essa ação por mim e pela minha mãe, que faleceu, em 1995.”
01_joel_film

Joel Rufino dos Santos

Um retrato na parede
“Nenhuma dessas fotos bibliotecárias me comove mais, porém, que a de Luiz Eduardo Merlino. Com o tempo, só lembram dele os familiares e uns poucos que o amaram. (…)”
29/10/2015- São Paulo- SP, Brasil- Eleonora Menicucci de Oliveira (ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Brasil), Denise Motta Dau (secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres) e Junéia Martins Batista (secretaria nacional da CUT da Mulher Trabalhadora) reinauguram o Centro de Referência da Mulher "Casa Eliane de Grammont", na Vila Clementino. Foto: Roberto Parizotti/SECOM CUT

Eleonora Menicucci de Oliveira

Na verdade estou chorando de emoção
“Sou Eleonora que assistiu às torturas de Luiz Eduardo Merlino, fiquei imensamente emocionada com a vitória [retomada do processo] da família Merlino e de sua companheira Angela. Depus ao longo de todo este tempo em várias câmaras sobre o assassinato de Merlino.(…)”
Leane

Leane de Almeida

Fui uma das testemunhas do martírio desse heroico companheiro
“(…) Quando a repressão começou a prender pessoas próximas, muitos como eu não encontraram alternativa senão mudar de cidade e de nome para salvar a pele. Vim para São Paulo, onde encontrei uma solidariedade impressionante (…) “
crimeia

Criméia Alice Schimdt de Almeida

Eu estava no sétimo mês de gravidez
“Eu apanhei muito e apanhei do comandante… ele foi o primeiro a me torturar e me espancou até eu perder a consciência (…) “
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ivan Seixas

“Era o Ustra quem dirigia as torturas no DOI-CODI. Quando eu e meu pai fomos presos, os agentes discutiram quem seria torturado primeiro. O Ustra decidiu pelo meu pai.”
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Maria Amélia Teles

“Era ele quem dava as ordens, dizia como devia ser a tortura, assistia, mandava colocar e tirar a gente do pau-de-arara. Meus filhos entravam e saíam da sala de tortura. (…) “
luizrobertoSalinas

Luiz Roberto Salinas Fortes

Retrato calado
“A passagem pelos subterrâneos do regime, o contato com o avesso do milagre eram, nestas condições, a ocasião de um aprendizado tão importante quanto inútil, pelo menos durante muitos anos. (…) “
01_vladmir_safatle

Vladimir Safatle

Hoje, tortura-se mais
“É preciso notar como a ditadura brasileira se perpetuou. O Brasil é o único país da América Latina onde os casos de tortura aumentaram após o regime militar. (…) “
giorgioAgaben

Giorgio Agamben

Sobre a engenharia do extermínio
“Onde o pensamento da morte foi materialmente realizado, onde a morte “era trivial, burocrática e cotidiana” tanto a morte como o morrer (…)”
Rodolfo_Walsh2

Rodolpho Walsh

“Reproduza esta informação, faça-a circular pelos meios ao seu alcance: à mão, à máquina, por mimeógrafo. Mande cópia para seus amigos: nove em cada dez estarão esperando. Milhões querem ser informados. O terror se baseia na incomunicação.(…)”
 
merlino_nanquuin_photo4

“O esquecimento do extermínio
faz parte do extermínio”

Ilustração de Fernando Vidal Filho

Ilustração de fundo Nicolau Bruno