Notícias

25ª Medalha Chico Mendes

Coletivo Merlino


No dia 1º de abril de 2013, na Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no Centro do Rio de Janeiro, o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ realizou a solenidade de entrega da 25ª Medalha Chico Mendes de Resistência. Entre os homenageados, cuja lista apresentamos, estava Luiz Eduardo da Rocha Merlino (in memoriam).

Se não houver justiça, haverá esculacho popular!


"O ano de 2012, ano da instalação da Comissão Nacional da Verdade, votada no parlamento sem levar em nenhuma consideração as sugestões das vítimas da ditadura, familiares de mortos e ex-presos, marcou o início de uma luta de tipo novo. Jovens, ligados ou não familiarmente às vítimas, sensíveis à necessidade de lutar pelo restabelecimento da Memória das lutas contra a ditadura, assumiram como suas as experiências já em prática no Chile e na Argentina, de clamar por Justiça através de escrachos e esculachos". Em seguida publicamos o manifesto do lançamento do movimento.

Morro como um país – cenas sobre a violência de Estado

Kiwi, Companhia de Teatro


O projeto "Morro como um país – a exceção e a regra", com duração de 14 meses e apoio do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, teve início em maio de 2012 e contou com uma extensa pesquisa sobre temas que incluem o conceito de “estado de exceção”.

40 anos sem Merlino!

Coletivo Merlino


No dia 30 de julho de 2012 o Coletivo Merlino realizou, dentro do ciclo dos Sábados Resistentes organizados pelo Memorial da Resistência e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, uma homenagem a Luiz Eduardo da Rocha Merlino. No aniversário de 40 anos de seu assassinato, ex-camaradas de organização, amigos e amigas lembraram de sua vida e de sua trágica morte. Falaram, entre outros, João Machado, Valério Arcary, Joel Rufino dos Santos, Tonico Ferreira e Angela Mendes de Almeida. Também foi exibido o vídeo “40 anos sem Merlino”, de Nicolau Bruno e Wilk Vicente.