Notícias

Uma parte desta luta é a manutenção e a construção da narrativa em defesa da VERDADE, através da MEMÓRIA. A revista impressa – Merlino Presente! – Caderno de Combate pela memória – tinha como objetivo permanecer como conjunto de documentos de uma luta. Transferida para a versão digital, poderá ser ampliada e atualizada.

Depois de quase 50 anos de luta, família consegue retificação da Certidão de Óbito de Luiz Eduardo da Rocha Merlino

No final de 2019, a família de Luiz Eduardo da Rocha Merlino recebeu em cerimônia especial no Ministério Público de São Paulo a correção da Certidão com a verdadeira causa da morte.

Processo da família Teles

Processo da família Teles


Neste artigo Igor Ojeda escreve sobre os meandros da derrota de Ustra no caso da família Teles.

Morro como um país – cenas sobre a violência de Estado

Kiwi, Companhia de Teatro


O projeto "Morro como um país – a exceção e a regra", com duração de 14 meses e apoio do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, teve início em maio de 2012 e contou com uma extensa pesquisa sobre temas que incluem o conceito de “estado de exceção”.

O que saiu na mídia sobre o julgamento de 2019, no TRF3-SP, dos agentes do estado

Trata-se do julgamento realizado em 10 de outubro de 2019, pela 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo, relativo ao recurso contra o arquivamento do processo movido pelo Ministério Público Federal, na área penal, em 2014, contra o coronel Brilhante Ustra, os delegados de polícia Aparecido Laertes Calandra e Dirceu Gravina, como responsáveis pela morte, sob tortura, de Merlino, bem como o médico legista Abeylard de Queiroz Orsini por assinar um atestado de óbito falso.

Se não houver justiça, haverá esculacho popular!


"O ano de 2012, ano da instalação da Comissão Nacional da Verdade, votada no parlamento sem levar em nenhuma consideração as sugestões das vítimas da ditadura, familiares de mortos e ex-presos, marcou o início de uma luta de tipo novo. Jovens, ligados ou não familiarmente às vítimas, sensíveis à necessidade de lutar pelo restabelecimento da Memória das lutas contra a ditadura, assumiram como suas as experiências já em prática no Chile e na Argentina, de clamar por Justiça através de escrachos e esculachos". Em seguida publicamos o manifesto do lançamento do movimento.

Como a mídia tratou o arquivamento do processo contra o Coronel Ustra pelo TJ-SP

O julgamento do recurso impetrado pelos advogados do coronel Ustra contra a sentença favorável à família Merlino, proferida pela juíza Cláudia de Lima Menge, realizado em 17 de outubro de 2018, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, teve ampla cobertura da mídia. O Tribunal de Justiça guardou o processo em uma gaveta por seis anos e o retirou para julgamento durante a trágica campanha eleitoral de 2018.

25ª Medalha Chico Mendes

Coletivo Merlino


No dia 1º de abril de 2013, na Associação Brasileira de Imprensa – ABI, no Centro do Rio de Janeiro, o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ realizou a solenidade de entrega da 25ª Medalha Chico Mendes de Resistência. Entre os homenageados, cuja lista apresentamos, estava Luiz Eduardo da Rocha Merlino (in memoriam).

40 anos sem Merlino!

Coletivo Merlino


No dia 30 de julho de 2012 o Coletivo Merlino realizou, dentro do ciclo dos Sábados Resistentes organizados pelo Memorial da Resistência e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, uma homenagem a Luiz Eduardo da Rocha Merlino. No aniversário de 40 anos de seu assassinato, ex-camaradas de organização, amigos e amigas lembraram de sua vida e de sua trágica morte. Falaram, entre outros, João Machado, Valério Arcary, Joel Rufino dos Santos, Tonico Ferreira e Angela Mendes de Almeida. Também foi exibido o vídeo “40 anos sem Merlino”, de Nicolau Bruno e Wilk Vicente.