Como a mídia tratou o arquivamento do processo contra o Coronel Ustra pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

O julgamento do recurso impetrado pelos advogados do coronel Ustra contra a sentença favorável à família Merlino, proferida pela juíza Cláudia de Lima Menge, realizado em 17 de outubro de 2018, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, teve ampla cobertura da mídia.

O coronel havia falecido, mas o seu espólio continuava devedor da indenização por danos morais pelo assassinato de Luiz Eduardo Merlino, que significava apenas o reconhecimento do crime pelo Estado. O Tribunal de Justiça guardou o processo em uma gaveta por seis anos e o retirou para julgamento durante a trágica campanha eleitoral de 2018. O relator, desembargador Salles Rossi, propôs o não acatamento da sentença de primeira instância, alegando prescrição em relação à data da morte, 1971, e contradição com o atestado de óbito oficial, fornecido pela ditadura, que não mencionava a causa não natural, violenta, provocada pelo Estado. A família está recorrendo ao STJ e ao STF.

Leia artigo completo destacado neste site, “Magistrados ignoram testemunhas e citam laudo forjado da ditadura para isentar Ustra”, de Felipe Betim, publicado originalmente do El País Brasil.

Em seguida elencamos mais matérias publicadas em outros órgãos de imprensa sobre o caso.


https://apublica.org/2018/10/a-ditadura-julgada-as-vesperas-das-eleicoes/
AGÊNCIA PÚBLICA


TELESUR

TVT

Transmissão #AoVivo pelos Jornalistas Livres

https://www.brasildefato.com.br/2018/10/17/conheca-a-historia-sombria-do-coronel-ustra-torturador-e-idolo-de-bolsonaro
BRASIL DE FATO


CARTA CAPITAL

https://theintercept.com/2018/10/20/bolsonaro-ustra-merlino
The Intercept Brasil


http://averdade.org.br/2018/10/tj-a-servico-da-tortura-merlino-presente/
A VERDADE

https://mariacarolinatrevisan.blogosfera.uol.com.br/2018/10/18/ustra-heroi-de-bolsonaro-foi-torturador-justica-nao-pode-duvidar-disso/
Maria Carolina Trevisan (Uol)


https://www.esquerdadiario.com.br/Absurdo-TJ-SP-reverte-condenacao-de-Coronel-Ustra-pela-tortura-e-morte-de-Luiz-Merlino
ESQUERDA DIÁRIO