40 anos sem Merlino!

Coletivo Merlino

No dia 30 de julho de 2012 o Coletivo Merlino realizou, dentro do ciclo dos Sábados Resistentes organizados pelo Memorial da Resistência e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, uma homenagem a Luiz Eduardo da Rocha Merlino, assassinado aos 23 anos, lembrando a sua trajetória de vida e a sua opção política. Merlino era militante do Partido Operário Comunista (POC), e pouco antes de morrer, havia integrado a Quarta Internacional, da qual fazia parte a Liga Comunista Revolucionária da França. Como jornalista, trabalhou nas publicações Jornal da Tarde, Folha da Tarde, Jornal do Bairro e Amanhã.

Joel Rufino em Ato “40 anos sem Merlino”, Memorial da Resistência, em 30/07/2011. Foto: Igor Ojeda.

Joel Rufino dos Santos em Ato “40 anos sem Merlino”,
Memorial da Resistência, em 30/07/2011. Foto: Igor Ojeda.

Para o ato, realizado na sede no Memorial, prédio do antigo DEOPS, em São Paulo, foram convidados militantes e amigos que conheceram Merlino ou que se inspiraram em sua curta vida tragicamente interrompida, que lembraram dele como amigo, companheiro, militante e colega de trabalho no jornalismo. Entre os participantes estavam:

  • Angela Mendes de Almeida
    (historiadora e sua ex-companheira)
  • João Machado
    (economista e militante da Quarta Internacional e do PSOL)
  • Valério Arcary
    (historiador e militante do PSTU)
  • Joel Rufino dos Santos
    (historiador e escritor)
  • Tonico Ferreira
    (jornalista)

 

40 anos sem Merlino 01

Ato “40 anos sem Merlino”, Memorial da Resistência, na mesa da esquerda para direita, João Machado, Valério Arcary, Angela Mendes de Almeida, Tonico Ferreira e Joel Rufino dos Santos. Foto Igor Ojeda.

Também foi projetado um vídeo – “40 anos sem Merlino!”, de Nicolau Bruno e Wilk Vicente – relembrando as inspirações políticas de Merlino, com uma fala do cientista social Michael Löwy sobre a convivência que tiveram. Em seguida, foram convidados a falar familiares, militantes e amigos que tiveram convivência com ele.